Pensando em abrir um negócio próprio??

Próprio negócio

 

Devido à crise atual, muitas pessoas estão perdendo seus empregos e dificilmente conseguem voltar ao mercado de trabalho. Quando conseguem perdem muito, pois uma contratação nova sempre vem com um salário menor.

Deixamos algumas dicas para você que pensa em empreender neste tempo.

 

PLANEJE-SE, faça um planejamento do negócio que pretende investir, busque informações sobre as particularidades de como executar as tarefas na nova atividade. Saiba quanto e o que precisa para iniciar no mundo dos negócios. Busque informações sobre as licenças e documentos que precisará ter para não sofrer autuações ou outras penalidades por parte do fisco. Inclua no planejamento um orçamento financeiro, não precisa ser muito elaborado a princípio, mas o importante é ter o registro financeiro para assim criar o hábito em registrar tudo e qualquer receita ou despesa, pois ele será de extrema importância para você.

 

ORÇE, levante todos os débitos e custos que terá para abertura, licenças, taxas, serviços, impostos.

SONHE, mentalize sua empresa. Como ficará quanto estiver pronta, cada departamento, cada sala, como será a fachada, como será a recepção. Como ficará sua empresa após 1 ano, 3 anos, 5 anos… Se instale em um lugar visível. Tenha seu sonho desenhado em uma reta onde cada ponto é um aro e anote suas metas. Quando visualizamos uma linha do tempo como nossos objetivos marcados, nos motivamos cada dia a cumprir um pedacinho para no tempo certo anotar “missão cumprida”.

POUPE SEMPRE! Ao iniciar suas atividades, verá um grande volume em dinheiro – calma, ainda não é seu – Sua hora vai chegar. Não caia na armadilha que o empreendedorismo traz de visar o dinheiro da empresa para seu uso pessoal. Esse é um dos grandes erros de muitos empreendedores. Com um orçamento e todas as despesas fixas, variáveis e esporádicas em mãos, reserve um percentual para se manter e investir em caso de queda no faturamento.

Não pense em retirar qualquer dinheiro da empresa por pelo menos 18 meses, tempo em que estará firmando clientela.

A dica de receita para o sucesso é trabalhar com amor no que faz. Ter ética profissional e buscar pessoas que possam ser verdadeiros parceiros. Valorize as pessoas e as pessoas te valorizarão!

Sucesso!